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Prolongue a vida da sua porta seccionada com a Induporta
Uma porta seccionada sem manutenção pode tornar-se barulhenta. Esteja atento
quando a sua porta faz muito ruído, a origem podem ser atritos entre componentes,
pois a solução passará por eliminar esses mesmos barulhos com uma pequena
manutenção preventiva. Uma manutenção adequada pode evitar desgaste, posto
isso será fundamental que haja esse cuidado para prolongar a vida do seu portão
de garagem.
Part.1
Limpe os trilhos
- Feche a porta da garagem. Use o comando ou feche a porta manualmente. Isso
dá-lhe acesso aos trilhos e outras partes móveis da porta.
2. Desligue a energia do motor. Antes de iniciar qualquer intervenção, certifique-se de
que não esteja conectado a uma fonte de alimentação. Desligue a porta da
garagem da fonte de alimentação depois de a fechar.
• Se a tomada do motor for difícil de alcançar ou tiver muitos fios, desligue o
disjuntor que controla o dispositivo da caixa de circuito elétrico.
- Limpe os trilhos com um pano húmido. Estas são as partes pelas quais os rodízios
da porta da garagem passam para abrir e fechar. Você não os precisa de lubrificar,
mas precisa de ter a certeza de que estão perfeitamente limpos para que a porta
funcione corretamente. Limpe o interior de ambos os trilhos e remova a sujidade e
eventuais resíduos.
• Certifique-se de que não hajam resíduos nos trilhos que possam travar os
rodízios.
- Aspire para remover a poeira e sujidade dos trilhos. Se não conseguir remover
a sujidade dos trilhos, use um aspirador com uma mangueira de extensão para
aspirar a poeira e os detritos. Esta é uma ótima solução para alcançar a
maioria das partes dos trilhos de difícil acesso.
Parte 2.
Lubrifique as peças móveis
- Compre um lubrificante para porta de garagem. Lubrificantes convencionais como
WD-40 não são a melhor escolha para uma porta de garagem. Em vez disso,
compre lubrificante de lítio numa loja de ferragens ou no nosso site (VMD 18).
Existem também sprays especialmente projetadas para portas de garagem. Evite
usar óleo.
• A lubrificante para portas de garagem geralmente está disponível em spay.
• O óleo tende a acumular sujidade e poeira. Além disso, tem mais tendência a
gotejar do que o lubrificante. Leia o rótulo do produto para se certificar de que o
lubrificante que você está a usar é a correta para a sua porta.
- Abra a porta e borrife lubrificante em cada uma das dobradiças. Levante lentamente
a porta da garagem com a mão e borrife as dobradiças. Isso lubrificará as partes
móveis da porta e tornará muito mais fácil abrir e fechar a porta. Aplique o spray
uma ou duas vezes em cada dobradiça. Certifique-se de que estão todos revestidos
com lubrificante.
- Lubrifique os rodízios. Estas são as partes móveis circulares da porta da garagem
que estão presas a cada uma das dobradiças. Nestes rolos existem pequenos
rolamentos de esferas que precisam ser lubrificados para que a porta abra e feche
suavemente. Use a mangueira fina fornecida como acessório para borrifar spray
dentro dos rodízios. Limpe o excesso de lubrificante.
• Todos os rolamentos de esferas expostos devem ser totalmente lubrificados.
• Não borrife o produto nas rodinhas de náilon.
- Normalmente você verá as molas no topo da porta da garagem e estas também
devem estar bem lubrificadas. As placas de suporte são as partes circulares móveis
que se encontram em ambos os lados das molas. Pulverize o lado de fora deles e
próximo ao centro das placas de apoio e, em seguida, abra e feche a porta para
espalhar a graxa.
• É muito provável que você precise de uma escada para chegar até as placas de
suporte e as molas.
• Se as molas fizerem barulho, precisa de lubrificá-las.
• Se estiverem danificados ou partidos, substitua-os antes de continuar (nesse caso
contactar o +351 234 322 207 (custo da chamada para rede móvel)
Em caso de mau funcionamento ou avaria do seu motor residencial fixo ao teto
deverá:
- Puxar verticalmente o cordel que se encontra suspenso na calha, junto à guia do
motor para que se possa abrir e fechar a porta manualmente. Se o motor for
Marantec, puxe o cordel vermelho para desembraiar o motor em caso de falha
energética ou avaria. Utilizar o sistema de desembaciamento do motor somente em
caso de falha energética ou avaria;
2.Verifique se a porta se encontra a funcionar devidamente realizando uma abertura
e um fecho manualmente. A operação deverá ocorrer de uma forma suave e
em segurança;
3.Certifique-se que chega energia elétrica ao motor, utilizando um busca-pólos
e testando a tomada elétrica;
4.Se o sistema estiver equipado com fotocélulas de segurança, certifique-se que
as mesmas não se encontram obstruídas;
5.Desligue o motor da corrente elétrica durante 15 a 20 segundos e volte a ligar;
6.Se o problema persistir após a realização de todos os procedimentos
acima mencionados, desligue o motor e solicite a nossa assistência técnica.
Nota: Não lubrificar a calha do motor.
Quanto à manutenção da porta Seccional Industrial, deverá ser feita de quatro em
quatro meses com as seguintes intervenções: - Limpeza de todos os componentes da porta seccional;
- Lubrificação de todos os componentes da porta seccional (molas de torção,
guias laterais, cavaletes laterais, dobradiças centrais, rodízios e cabo de aço); - Afinação total de porta (molas, afastamento de cavaletes, equilíbrio entre a porta
e motor).
Importante: As portas fornecidas pela Induporta não podem ser lubrificadas com
massa consistente, mas sim com spray lubrificante.
A Induporta possui uma equipa qualificada, preparada para solucionar todo o tipo
de anomalias, seja para automatismos residenciais ou industriais. Realizamos a
substituição de componentes ou peças danificadas, com toda a rapidez e eficiência.
Estamos prontos para responder às suas necessidades, garantindo soluções seguras
para portas e portões automáticos. Confie em nós!
FR
Une porte de garage mal entretenue peut devenir grinçante et bruyante. Vous devez
savoir que lorsqu’une telle porte fait trop de bruit, elle n’est pas suffisamment lubrifiée,
ce qui peut entrainer des dommages plus graves à l’avenir. Heureusement, avec un
entretien et une lubrification appropriés, vous pouvez éviter le bruit et prolonger la
durée de vie de votre porte de garage.
Part. 1
Nettoyer les rails
1.Fermez la porte du garage. Servez-vous de la télécommande ou fermez la porte de
façon manuelle. Cela vous permettra d’avoir accès aux rails et aux autres pièces
mobiles de la porte.
1.Coupez le courant qui alimente la porte. Avant de la lubrifier, assurez-vous
qu’elle n’est pas connectée à une source d’énergie. Débranchez la porte du garage
de la source d’alimentation après l’avoir fermée.
Si la fiche de l’ouvre-porte est difficile à atteindre ou comporte de nombreux fils,
éteignez le disjoncteur qui contrôle le dispositif depuis le boitier de circuit électrique.
2. Passez l’aspirateur pour éliminer la poussière et la saleté des rails. Si vous ne parvenez pas à débarrasser les saletés des rails, utilisez un aspirateur muni d’une rallonge de tuyau pour aspirer la poussière et les débris. Il s’agit d’une excellente solution pour atteindre la plupart des parties des rails qui sont difficiles à accéder.
Partie 2.
Lubrifier les pièces mobiles
- Achetez une graisse à base de lithium. Vous avez également la possibilité de
vous procurer un lubrifiant pour portes de garage. Les dégraissants classiques tels
que le WD-40 ne constituent pas le meilleur choix pour une porte de garage. À la
place, achetez de la graisse au lithium dans une quincaillerie ou sur Internet. Il
existe également des graisses spécialement conçues pour les portes de garage.
Évitez de faire usage d’huile .
La graisse pour portes de garage se présente généralement en aérosol.
L’huile a tendance à accumuler la saleté et la poussière. De plus, elle a plus
tendance à goutter que la graisse ou le lubrifiant. Lisez l’étiquette du produit pour
vous assurer que la graisse que vous utilisez convient à votre porte.
2. Ouvrez la porte et vaporisez du lubrifiant sur chacune des charnières. Soulevez
lentement la porte du garage à la main et pulvérisez les charnières, au fur et à
mesure qu’elles entrent en contact avec la courbe du rail. Cela lubrifiera les pièces
mobiles de la porte et facilitera considérablement l’ouverture et la fermeture de la
porte. Appliquez une ou deux fois l’aérosol sur chaque charnière. Veillez à ce que
celles-ci soient toutes recouvertes du lubrifiant.
3. Lubrifiez les roulettes. Il s’agit des pièces mobiles circulaires de votre porte de
garage qui sont fixées à chacune des charnières. Dans ces roulettes, il y a de petits
roulements à billes qui doivent être lubrifiés afin que la porte s’ouvre et se ferme en
douceur. Utilisez le tuyau mince fourni comme accessoire pour pulvériser la graisse à
l’intérieur des roulettes. Nettoyez tout excès de lubrifiant afin que la porte ne soit pas
déséquilibrée .
Tous les roulements à billes exposés doivent être entièrement lubrifiés.
Ne vaporisez pas le produit sur des roulettes en nylon.
En cas de dysfonctionnement ou de panne de votre moteur résidentiel fixé au plafond
vous devez :
- Tirez verticalement la ficelle qui est suspendue au rail, à côté du guide du moteur
afin que la porte puisse être ouverte et fermée manuellement. Si le moteur est
Marantec, tirez sur le cordon rouge pour débrayer le moteur en cas de coupure de
courant ou de panne. N’utiliser le système de désembuage du moteur qu’en cas de
panne d’énergie ou de panne ; - Vérifiez que la porte fonctionne correctement en l’ouvrant et en la fermant
manuellement. L’opération doit se dérouler en douceur et en toute sécurité ; - Assurez-vous que l’énergie électrique est fournie au moteur, en utilisant un
détecteur de pôles et en testant la prise électrique ; - Si le système est équipé de photocellules de sécurité, s’assurer qu’elles ne sont pas
obstruées ; - Débranchez le moteur du secteur pendant 15 à 20 secondes et redémarrez-le ;
- Si le problème persiste après avoir effectué toutes les procédures ci-dessus, coupez
le moteur et demandez une assistance technique.
Remarque : Ne lubrifiez pas le rail du moteur.
Quant à l’entretien de la Porte Sectionnelle Industrielle, il doit être fait tous les quatre
mois avec les interventions suivantes : - Nettoyage de tous les composants de la porte sectionnelle ;
- Lubrification de tous les composants de la porte sectionnelle (ressorts de torsion,
guides latéraux, béquilles latérales, charnières centrales, roulettes et câble en acier); - Réglage complet de la porte (ressorts, espacement du chevalet, équilibre entre la
porte et le moteur).
Important : Les ports fournis par Induporta ne peuvent pas être lubrifiés avec de la
graisse, mais avec un spray lubrifiant.
Induporta dispose d’une équipe qualifiée, prête à résoudre tous types d’anomalies, que
ce soit pour l’automatisation résidentielle ou industrielle. Nous effectuons le
remplacement des composants ou pièces endommagés, rapidement et efficacement.
Nous sommes prêts à répondre à vos besoins, en garantissant des solutions sûres
pour les portes et portails automatiques. Fais nous confiance!
GB
A poorly maintained garage door can become noisy. You should be aware that when
this door makes a lot of noise, it is not lubricated enough, which can cause more
serious damage in the future. Fortunately, with proper maintenance and lubrication,
you can prevent noise and extend the life of your garage door.
Part. 1
Clean the rails
- Close the garage door. Use the remote control or close the door manually. This will
give you access to the tracks and other moving parts of the door.
- Clean the rails with a damp cloth. These are the parts that the garage door rollers
pass through to open and close. You don’t have to lubricate them, but you do need
to make sure they’re perfectly clean for the door to function properly. Clean the
inside of both rails and remove dirt and debris.
• Make sure that there is no waste residue in the rails that could block the casters.
• Use an automotive brake cleaner to loosen and remove dirt.
4. Vacuum to remove dust and dirt from the tracks. If you can’t get the dirt off the
tracks, use a vacuum with an extension hose to vacuum up the dust and debris.
This is a great solution for reaching most parts of the rails that are difficult to access.
In case of malfunction or breakdown of your residential motor fixed to theceiling you should:
1. Vertically pull the string that is suspended from the rail, next to the motor guide so that the door can be opened and closed manually. If the engine is Marantec, pull the red cord to disengage the engine in case of power failure or breakdown. Use the engine defogging system only in case of energy failure or breakdown;
2. Check that the door is working properly by opening and closing manually. The operation should take place smoothly and safely;
3. Make sure that electrical energy is supplied to the motor, using a pole-finder and testing the electrical outlet;
4. If the system is equipped with safety photocells, make sure they are not obstructed;
5. Disconnect the motor from the mains for 15 to 20 seconds and restart it;
6. If the problem persists after carrying out all the above procedures, turn off the engine and ask for technical assistance.
Note: Do not lubricate the engine rail.
As for the maintenance of the Industrial Sectional door, it should be done every four months with the following interventions:
1. Cleaning of all sectional door components;
2. Lubrication of all sectional door components (torsion springs, side guides, side stands, center hinges, castors and steel cable);
3. Full door tuning (springs, easel spacing, balance between door and motor).
Important: The ports supplied by Induporta cannot be lubricated with grease, but with lubricant spray.
Induporta has a qualified team, prepared to solve all types of anomalies, whether for residential or industrial automation. We carry out the replacement of damaged components or parts, quickly and efficiently.
We are ready to respond to your needs, guaranteeing safe solutions for automatic doors and gates. Trust us!